quinta-feira, 3 de maio de 2012

Entre você e Deus...!


Mt 6.5-8 “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. 7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. 8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes”.


Da mesma forma como ele condenou o exibicionismo dos que buscam o louvor dos homens na pratica de dar esmolas e roubam tentam roubar a gloria que deve ser exclusiva de Deus (Mt 6.1-4). Jesus trata também de outra disciplina espiritual.
Fazendo uma critica, ou um julgamento e apreciação desfavorável, censura aos religiosos ou aqueles que cumprem os deveres da religião sobre a pratica errada da oração. Jesus dá um recado breve, mas profundo para todos nós. Aprendemos que os hipócritas gostavam e gostam de se mostrar aos outros, faz parte intrínseca do seu ego-ser de serem visto nos lugares públicos; uns fazendo campanhas, outros tirando fotos com os seus fãs, e por ai vai... O que para esses a recompensa a ser recebida é apenas o louvor pessoal (Mt 6.5), entre o povo e ele, entre ele e o povo. E isto está muito bom! Mais do que isto pode estragar!

QUAL É A MINHA PRIORIDADE EM “ESTA NO MEU QUARTO”?
“entra no teu quarto” (Mt 6.6)
Entra no quarto!! Essa não é uma palavra para hoje, mas sim “sai do quarto”, sai para o mundo, não te esconde, vive a vida ou deixa á vida te levar... Vida leva eu.... Tem gente surfando nas ondas da vida, mas de repente essas ondas podem se tornar gigantescas e arrebenta com eles.
Vivemos dentro de um contexto no qual aqueles que fazem mais são considerados o modelo: mesas cheias, agendas lotadas, envolvimento com muitas pessoas, muitas reuniões, com muita influencia nos meios sócio-eclesiásticos. Bom... este é o perfil de alguém bem sucedido, segundo os padrões da secularidade pós-moderna.
Segundo as palavras de Jesus a Marta não se encaixa nesse perfil (Lc 10.40-42), mas... Quem este preocupado com as palavras de Jesus...???
Agora! Segura essa... Terá um momento, mesmo que você não queira de ter uma conversa com Deus que você terá que entrar no seu quarto da sua casa espiritual e abri o jogo com o TODO PODEROSO!  Não tem essa! Vai ter que abri a boca, o coração e despejar tudo, confessar e clamar ao único que poderá te dar vitoria.

QUE CONSCIÊNCIA TENHO DAQUELE QUE ME VÊ?
“...e teu Pai, que vê em secreto...” Mt 6.6
No quarto da minha casa, do meu ser, do meu coração eu tenho que ter a faculdade de estabelecer o conhecimento, noção e idéia dos meus sentimentos a um verdadeiro encontro com o Senhor Deus. Preciso ter informações esclarecedoras a cerca daquele que me vê, me alcançar, me assistir e presenciar toda a minha existência (Os 6.3).
Esta compreensão, percepção deve gerar em nós o mesmo sentimento que teve o profeta Isaias; “ai de mim!” (Is 6.5). O espírito de confissão de nossos pecados deve fazer parte neste momento, coisa que muitos não estão preocupados, pois os alegam “eu não tenho pecados, e se tivesse quem tem alguma coisa a ver com isto?”
Sabe o que esta acontecendo! Estamos nos tornando “pagãos profissionais” com um acervo de inúmeras rezas e preces repetitivas, que propriamente não é o problema, mas sim o preferir palavras em vão. Pois, as nossas orações não mudam a Deus, mudam a nos próprio.

QUE ENCONTRO DEIXO QUE ELE TENHA COMIGO?
“... fechando a tua porta, ora a teu Pai...” Mt 6.6
Se o homem não conseguir encontra a Deus no silencio do seu quarto, não conseguirá encontrá-lo em nenhum outro lugar deste mundo.
Temos que estar livres de mascaras, para podermos encontrar e conhecer a realidade do nosso mundo interior, o qual Ele conhece muito mais do que nós mesmo. Pensamos que á vida teatral que levamos, de fingimentos, falsidades, hipocrisias, sem sinceridade, não esta a vista do ALTÍSSIMO. Poderemos disse a Ele para nos sondar, examinar, avaliar, investigar, explorar, perscrutar o nosso ser interior. O que Ele poderá encontrar? Estamos dispostos a muda o caminho, as coisa feias dentro de nós e torna-nos melhores, sermos transformados por sua luz de graça e misericórdia?
Temos que fechar as portas do mundo exterior, com as suas mazelas, suas superficialidades, suas ilusões e fantasias e abrir as portas da nossa interioridade para adquirir com o Divino Deus capacitação e qualidade para uma vida melhor na nossa existencializaçao.
Tornaremos-nos mais humanos quando descobrimos que não basta ser visto só pelos homens, mas ser reconhecidos e recompensados publicamente por Deus pelo nosso testemunho.

medite...
Um Abraço 
Pr. Edmundo

Nenhum comentário: