terça-feira, 1 de outubro de 2013

TOMANDO DECISÕES ACERTADAS

DECIDIR do Latim, temos a ideia de “separar cortando”. É como se cortássemos ou descascássemos uma fruta para chegar à sua polpa que alimenta e a semente que renova.
Que bom seria se contássemos com uma fórmula poderosa e infalível para as tomadas de decisões que temos na vida.

I.  O ato de decidir precisa ser precedido pelo ato de pensar.
“Os pensamentos do diligente tendem só para a abundância, porém os de todo apressado, tão somente para a pobreza.”  Pv 21.5
Em se tratando de um contexto cristão podemos incluir ao pensar: o orar, o buscar conselhos de pessoas espirituais, o meditar na Palavra, o ouvir Deus, etc.

II.  Basicamente, a vida humana sobre a face da terra é fruto das decisões que tomamos ou deixamos de tomar a cada momento e isto está muito ligado à ideia de plantio e colheita.  Gl 6:7-10 “Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé”.

III. Tudo na Bíblia pede uma decisão.
§  Pecado, amor, perdão, obediência, justiça, fé, disciplina, caráter, santidade, batismo, chamado, liderança.
§  Você já parou para pensar como é que a Bíblia começa? Ele começa com um Deus decidindo. “Disse Deus”  (Gn 1:3); “Fez” (Gn 1:3); “Chamou Deus” (Gn 1:5)
§  Deus decidiu formar o Homem, abençoar o homem e dar uma missão para o homem. Gn 1:27. Ele decidiu Criar o mundo. Ele decidiu formar a mulher e unir ao homem que Ele mesmo formou. Gn 2:18.
§  Nossos primeiros pais (Adão e Eva) decidiram desobedecer a Deus. Gn 3
§  Caim decidiu matar o seu irmão. Gn 4:3-7
§  Noé decidiu agradar a Deus no meio de uma geração contaminada pelo pecado. Gn 6: 7-9
§  Abraão decidiu obedecer e confiar na Palavra do Senhor. Gn 12:-4
§  Josué decidiu servir ao Senhor. Js 24:15
§  Davi decidiu enfrentar o gigante Golias. I Sm 17:32. 
§  Neemias decidiu reconstruir os muros de Jerusalém
§  Isaías decidiu por um chamado. Is 6:8
§  Daniel decidiu não se contaminar com as finas iguarias do rei Nabucodonosor. Dn 1:8

IV.  O QUE DECIDIR?
1.   Seguir e Cristo e fazer a Sua vontade. Jo 6: 67-70. Por isso que Jesus é o caminho, caminho para ser seguido. Jo 14:6
Ver também: Mt 4:18-22 “E Jesus, andando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos-Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, os quais lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Eles, pois, deixando imediatamente as redes, o seguiram. E, passando mais adiante, viu outros dois irmãos-Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, no barco com seu pai Zebedeu, consertando as redes; e os chamou. Estes, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no”.
2.   Decida viver em obediência, honra e santidade a Deus;
3.   Decida ser discipulado e discipular alguém;
4.   Decida participar do evangelismo visando ser um líder multiplicador;
5.   Decida crescer em todas as áreas de sua vida: espiritual, emocional, financeira, profissional, etc.
6.   Decida ser uma pessoa melhor a cada dia, mais sábia, humilde, equilibrada, paciente;
7.   Decida perdoar os ofensores; Mt 18:21-22 “Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete”.
8.   Decida sonhar os sonhos de Deus;
9.   Decida ser uma pessoa cheia do Espírito santo;
10. Decida investir sua vida, tempo, dinheiro, dons e talentos na obra de Deus.
Que tipo de pessoa eu me tornarei. A proposta de Deus é a de que nos tornemos a imagem de Jesus. Rm 8:29 “Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”.

Grandes milagres, maravilhas e transformações estão para acontecer no seio de sua família, no contexto de sua igreja, no local de seu estudo e trabalho. Estão prontas para acontecer a sua espera de tomada de decisões acertadas.
Chegou a hora da DECISÃO. 1 Rs 18:21 “E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada”.

Chegou a hora de ACORDAR do sono. Rm 13:11-14 “E isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes”.
A noite é passada, e o dia é chegado; dispamo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.

Deus preparou um novo dia, um novo tempo, cheio de desafios e conquistas para sua igreja, para seu povo espalhado sobre a face da terra, para que possamos impactar esta geração para a glória dEle.

Que Deus nos abençoe a tomara decisões corretas para a gloria de Deus.
Em Cristo


Pr. Capelão Edmundo Mendes Silva

Nenhum comentário: