segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Como Brilhar Apesar Das Oposições”


Salmos 27:1-3"O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram. Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria". 
Eu vou mostrar que são quatro as principais armas dos incompetentes [Que não tem competência, conhecimento, aptidão; inábil; inapto. Que não tem poder de julgar questões que fogem à sua, pois pertence à outra instância. que não tem idoneidade moral para resolver certas questões, lhe falta o conjunto de conhecimentos, capacitações, habilidades].

Tese: Então Como Sobressair das oposições? [os diferentes, os adversários, os contrários, os negativistas, os pessimistas].

E a primeira arma de um incompetente se chama:

1.        A inveja. [Misto de desgosto e ódio provocado pelo sucesso ou pelas posses de outrem].
Ora como é que eu vou lidar com está inveja de alguém, em relação a mim?  Porque essas quatro armas têm impedindo muita gente de ser cidade edificada no monte, de brilhar, de ser vista, de ser admirada.  Porque as pessoas não sabem lidar com os obstáculos pessoais.  E em primeiro o Senhor coloca isto em nosso coração. A inveja, talvez seja a mais comum no meio da sociedade.  Quando alguém faz sucesso, quando alguém se destaca, quando alguém é elogiado, é premiado, é abençoado, logo vem brotando no coração de muita gente, e muitas das vezes, essas pessoas vivem ao nosso redor, no ambiente de trabalho, na faculdade, na vizinhança, brotam nos corações essas sementes de inveja.  O invejoso ele logo começa a fazer campanhas contrárias a você.  Por exemplo, vamos entender como é que é um invejoso.
Provérbios 14:30 “O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos”. A inveja amado, ela é totalmente carnal, é obra da carne, é da natureza do homem, veja o que diz: Gálatas 5:19 “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia”. A inveja existe, mas esse sentimento diabólico não pode estar nem em você e nem poderá derrubar você. Lucas 10:19 “Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano”.

2.         A Crítica. [Análise para avaliação qualitativa de algo. Avaliação desfavorável].
Estou lhe mostrando, porque se todos podem brilhar e muitos não o fazem por quê?  Primeiro por causa de inveja, e a pessoa não sabe lidar com isso, acaba por se desmoronar. Segundo a crítica, existem as criticas construtivas e as criticas destrutivas. 
Muitas pessoas simplesmente jogaram pro alto, os seus projetos por causa de uma critica.  Normalmente, as pessoas se entregam, desistem, ficam magoadas, ficam chateadas, e elas desistem das suas idéias, das suas atitudes ousadas, desistem por causa de criticas.  Deus nos  levou à vida dos irmãos de José, veja que em:
Gênesis 37.08,18-19 “Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras”.   
Os irmãos de José quando ouviram os sonhos, os projetos, as idéias, se envolveram com a inveja, e por causa da inveja vieram então, as criticas destrutivas. De longe o viram e, antes que chegasse, conspiraram contra ele para o matar.  E dizia um ao outro: Vem lá o tal sonhador!”
Olha as criticas!  Você se lembra do irmão mais velho de Davi? 1 Samuel 17:28 “Ouvindo-o Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se-lhe a ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade; desceste apenas para ver a peleja”.
Veja, uma critica sem consistência, negativa, destrutiva.  Veio do próprio irmão de Davi.  Mas veio de uma forma errada, sem consistência. Davi poderia dizer: ah, magoei. Desisti, deixa esse gigante lá.
E o próprio Cristo, o que Jesus foi criticado nesta terra, você não imagina!  Mateus 12:22 Então, lhe trouxeram um endemoninhado, cego e mudo; e ele o curou, passando o mudo a falar e a ver.  E toda a multidão se admirava e dizia: É este, porventura, o Filho de Davi?  Mas os fariseus, ouvindo isto, murmuravam: Este não expele demônios senão pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios.
Mas, os invejosos incubados vieram com as criticas.  E que critica terrível! Depois o próprio Jesus disse em: Mateus 10:25 “Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos?”

3.  A Raiva.  [Acesso violento de ira; CÓLERA; FÚRIA: Reagiu com raiva à provocação. Ressentimento, ódio, rancor: Tem raiva de todos os seus inimigos. Grande aversão].
Sim para raiva de cachorro existe vacina. Fulano está raivoso. Nada incomoda mais as pessoas do que o êxito na vida de alguém, é no colégio, é na empresa, é na faculdade, em todo o lugar as pessoas ficam incomodadas e algumas são tomadas de raiva.
A raiva é um sentimento de irá incontrolável.  E o que a raiva produz na vida das pessoas à nossa volta? Logo vêm à ameaça, os ataques, as investidas, as tentativas de boicotar.  Mas você tem que saber lidar com isso.
Jeremias 20:11-13 Mas o SENHOR está comigo como um poderoso guerreiro; por isso, tropeçarão os meus perseguidores e não prevalecerão; serão sobremodo envergonhados; e, porque não se houveram sabiamente, sofrerão afronta perpétua, que jamais se esquecerá. Tu, pois, ó SENHOR dos Exércitos, que provas o justo e esquadrinhas os afetos e o coração, permite veja eu a tua vingança contra eles, pois te confiei a minha causa.  Cantai ao SENHOR, louvai ao SENHOR; pois livrou a alma do necessitado das mãos dos malfeitores. 
1ª João 5:18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca”.
A maior raiva deste mundo não é mais forte e poderosa do que o Deus que habita em você. 
1ª João 4:4  diz: Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo”.
Então, não tenha medo de ameaças, os invejosos, raivosos, gostam de  ameaçar os outros, todo mundo logo ameaça, todo mundo. 
Salmos 91:1-2 “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio”. Diga, meu refugio, meu baluarte, Deus meu, em quem confio. Então, inveja, criticas, raiva, ira descontrolada, são obstáculos pessoais.

4. O Inconformismo. [Caráter ou atitude de quem não consegue aceitar situações desfavoráveis ou indesejadas. Tendência a não se submeter ao modo de pensar e de agir da maioria do grupo em que se vive; REBELDIA].
É aquela pessoa que diz assim para você: às vezes, nem fala, mas está lá na cabeça dela.  Se eu não posso brilhar você também não poderá, ou ainda, se não acontecer comigo, não vai acontecer com mais ninguém, isto é um inconformismo, pessoas que não se conforma com a sua luz, com o seu brilho, com o seu sucesso, com o seu êxito, com o seu bem estar, com a sua felicidade, com a sua harmonia, com as suas conquistas, com os seus testemunhos, ela quer lhe depreciar. 
Então como é que eu brilho, apesar das oposições? Quem vai responder a essas pessoas é Filipenses 4:13   tudo posso naquele que me fortalece”. 
Segunda boa resposta. Filipenses 1:6  “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus”.
E terceira boa resposta do inconformista. 1ª Coríntios 15:10 “Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.
Você é o que é, e ninguém lhe impedirá de ser. Então, valorize-se no viver, foque os seus aspectos positivos.  A, sua luz foi feita para brilhar, brilhe, apesar da inveja, das criticas, da raiva, do inconformismo alheio.  Brilhe!  E não deixe que ninguém apague o seu brilho. você já venceu todas as oposições ao seu sucesso. 
Filipenses 2:15-16  “para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo,preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei
inutilmente”.
Cheia de critica, de raiva, de ódio,  de inconformismo.  Olhe, a sua corrida não será vã, a sua corrida, que você estas aprendendo a correr, para o alvo, para os
sonhos, para os objetivos da vida, a sua corrida lhe levará à conquista de muitas vitórias. 
1 Coríntios 9:24  Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis”.

Um Abraço em Cristo
Pr. Capelão Edmundo Mendes Silva

Nenhum comentário: