quinta-feira, 21 de junho de 2012

O QUE VAI PELAS IGREJAS?


Este tema parece ser muito engraçado, mas na realidade, quando analisamos nua e cruamente vamos nos deparar com acontecimentos que nos diz respeito do dia a dia e das atividades realizadas pelas igrejas evangélicas, incluindo a sua liderança.

Os programas radiofônicos a televisivos e na própria internet dão diariamente informações sobre eventos, cultos, festividades, shows, etc. É algo que nós já estamos acostumados, porém o que nós estamos propostos a falar é de como os crentes estão se relacionando dentro das igrejas.

Vejamos, bem os “crentes que vão pelas igrejas” são muitos atualmente, isto devido à grande emigração, a mudança constantemente de igrejas para outras igrejas e de denominações para outras denominações. Muitos devido a constantes desarmonia e desacordo com a sua liderança, que segundo alguns não se sentem bem no estabelecimento.

Os “crentes que vão pelas igrejas” são aqueles que estão sempre sem igrejas. Só vivem visitando, nunca se filiam a uma igreja definitiva. Eles querem a sua independência, onde não tenha ninguém para lhe mandar (ensinar, orientar pela bíblia) ou lhe questionar. São nômades espirituais, peregrinos e ciganos ambulantes onde vivem um pouco aqui outro ali e assim por diante. A onde lhe der na telha, ali montam a sua barraca e se fixam por alguns dias ou momentos. Descomprometidos profundamente com o reino de Deus, sem nenhum temor, respeito e obediência a Deus.  II Tm 4:3 “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências”.

Os “crentes que vão pelas igrejas” são aqueles que vivem na superficialidade buscando um Deus profundo. Vivem em contraste extremo da fé e de suas convicções, são facilmente levados por ventos de doutrinas heréticas. Hb 13:9  “Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas...”

Os “crentes que vão pelas igrejas” são aqueles que não conseguem se firma na fé na palavra de Deus, se entregam a fraqueza espiritual. Vivem das lembranças do passado sem cultivar o presente da esperança e vitorias em Cristo, onde terão um futuro de derrotas.  Rm 5:2 “Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus”. Ef 6:11,13,14 “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”. (13) “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”.  (14) “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça”.

Os “crentes que vão pelas igrejas” são aqueles que estão desiludidos, decepcionados por promessa que fora feito pelos homens e que Deus deveria as cumpri-las. Acham-se no direito de reivindicar e determinar que Deus de um jeito em suas vidas quando nem eles sabem o que querem.
Mt 24.11 “E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos”. 23 “Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito” 24 “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”.

Os “crentes que vão pelas igrejas” são aqueles que estão cantando a conhecida musica “não to nem ai! No to nem ai!”; “deixa a vida me levar vida leva eu”. Completamente despreocupados e sem nenhum interesse do que esta lhes acontecendo ou do que esta em sua volta. Querem que o mundo acabe em melado...  Quando entram numa fria, ai se lembra de Deus, para salvá-los do perigo e da enfermidade. Da igreja, para ajudar com as cestas básicas, e o assistencialismo social e do pastor para ouvir as sua lamurias, queixas e desabafo.
Mt 24:42 “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor”. Mc 14:38 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”. I Pd 5:8 “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”
Em fim, os que vão pelas igrejas tão cada vez mais indo, e ficando que é bom nada. Só quero ver quando Jesus vier buscar a sua igreja se vai dá tempo para arrumar isso tudo!

Que Deus tenha misericórdia de nós
Um abraço em Cristo
Pr. Edmundo

Nenhum comentário: