quarta-feira, 23 de novembro de 2011

QUANTO VALE UMA BOA REPUTAÇÃO?

Pv 22.1 “Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro”.

Como o é importante ter um bom nome! Há quem busque posição social e riquezas sem importar-se como sua reputação. Tal procedimento é insensato. Em muitos casos é até melhor renunciar os próprios direitos para preservar o bom nome. Uma boa reputação (bom nome, crédito) não só beneficia quem possui, mas também a todos quantos são inspirados pela influência de alguém por seu bom testemunho e boas qualidades.

ü Você é capaz de lembrar-se de alguém cujo bom nome inspirou a sua vida?

ü Você já imaginou quantos jovens imitam a vida de um modelo que os inspirou?

ü Que qualidades principais fazem o bom nome de alguém?


  1. Você tem que ser reconhecido pelo que você é.

Por mais que a mídia coloque a pessoa em evidencia pelo que ela faz, o valor do ser humano está no que é, e não nos papeis que interpreta na vida.

Fl 1:9 “Todavia peço-te antes por amor, sendo eu tal como sou, Paulo o velho, e também agora prisioneiro de Jesus Cristo”.

I Tm 1:15 “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”.

I Co 15:10 “Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã...”

A sociedade esta carente de bons modelos de vida para imitar. O povo acaba seguindo qualquer um. Seja você mesmo. Avalie-se diante de Deus para buscar Nele a transformação necessária, não para se tornar igual a alguém, mas para se tornar integralmente você mesmo, como Deus o fez. Buscar ser outra pessoa é falso. Seja verdadeiro e autentico.

Gl 2:20 “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”.


  1. Você é conhecido pelo que fala.

Conhecemos mais sobre você quando você fala sobre outra pessoa. Nossa boca testemunha sobre a nossa reputação. Quando murmurarmos, julgamos. Denunciamos ou quando louvamos, cantamos e exaltamos a Deus, mesmo na adversidade, mostramos o que somos.

Mt 12 33-37 “Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado”.

II Pd 2:3 “E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita”.

1 Tm 6.4,5 “É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais”.

Deus nos abençoe em Cristo

Um Abraço do Seu Amigo

Pr. Edmundo

Nenhum comentário: