segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A CONSCIÊNCIA E A SENSIBILIDADE ESPIRITUAL DA IGREJA

Uma comunidade crista é composta de pessoa morais, cívicas e espirituais, que conscientes, ou melhor, dizendo: que tem noção do que se passa em cada individuo, de suas responsabilidades e atividades; sensíveis, claro e evidente nas suas atuações e ao seu próximo. Somos semelhantes a uma colônia de formigas, que trabalham e desenvolvem juntas para o progresso produtivo e prospero, a fim de que um e todos desfrutem da mesma coisa.

Temos que ter consciência e sensibilidade, a saber:

I. Na adoração

Gn 22.5 “E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós”.
Dn. 3.18 “E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste’.
Mt 15.25 “Então chegou ela,( a mulher Cananéia) e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!
Adoração é o ato de o servo encurvar-se diante do seu senhor e lhe prestar honra, reverencia e respeito. Adoração deve ser a atitude do cristão ao chegar à presença de Deus.

Todo cristão é um sacerdote.
Ap.1.6 “E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém”.
Sem adoração a igreja não recebe a benção de Deus. Zc 14.17 “E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva”.

Adora-se somente em 2 formas:
a) Em Espírito, que é a parte do nosso Espírito com o Espírito de Deus, parte do relacionamento com o divino ou por onde nos comunicamos com Ele.
b) E em Verdade, que a parte humana; que é feita com sinceridade, realidade, ela deve ser viva, e não mecânica, formal, ritual, mas original.
Sl 145.18 “Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em [verdade]”.
Jo 4.23 “Mas a hora vem, e agora é, em que os [verdade]iros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem".

II. No serviço

1. Somos nós por meio de Cristo que realizamos esta obra, somos peças importantíssimas e indispensáveis. 1 Pd 2.5 “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo”.
2. São como a nossa mão (atividade, comunhão ajuda) aberta (liberalidade). São como os nossos pés (firmeza) firmados na rocha (estabilidade); colocados num lugar amplo (liberdade). Lavados ou mergulhados em azeite (abundancia); mergulhados em sangue (vitoria).
3. A igreja deve esta atuante, contextualizada e dinâmica no poder do Espírito Santo. At 4.31 “E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus!.”
4. Deve ser abençoadora e ministradora. At 2.43,44 “E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum”.
5. Deve ter um crescimento constante. At 2.47 “Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”.

A igreja deve ter um sistema definido: a saber: Conjunto ordenado de meios de ação ou de idéias, tendente a um resultado; plano, método

1) Sistema de apoio emocional. At 2.42 “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações”.
Koinonia – Gr. Comunhão, que significa: compartilhar a vida junto; em torno de um propósito comum.

Como igreja e comunidade devemos estar unidos neste sentido:
Quando Precisamos ser
Fracassarmos ............................perdoados
Tropeçarmos ............................sustentados
Fomos feridos .............................curados
Presos ........................................libertos
Erramos ....................................corrigidos
Perdidos ..................................direcionados
Com medo ................................protegidos
Rejeitados ...................................aceitos
Odiados ......................................amados

2) Sistema de apoio financeiro. At 4.32-35 “E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha”.
2 Co 9.7-10 “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra; Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre”.
* Ninguém era forçado a dar ou contribuir. Da mesma forma devemos fazer com l * liberalidade, generosidade e compromisso ao nosso Deus;
* É um pacto de Deus com o homem de prosperidade, se o homem for fiel;
* O que contribui é cheio do Espírito Santo e de fé;
* Onde há este apoio não pode haver miséria, ruína e nem desgraça.

3) Sistema de apoio espiritual. At 12.5 “Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus”

* Crescimento: familiar, congregacional e pastoral. At 11.19-23 “E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. E havia entre eles alguns homens cíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor. E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia. O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração”

* Recebe o Espírito Santo.
At 10.44-46 “E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus”.

* Usam e desenvolvem os dons espirituais. 1 Co 12.1-11. 28; 14.1; Ef 4.11-1

Somos responsáveis pro este processo de formatização dos modelos e exercícios espirituais e sociais desta igreja que pertence, em primeiro lugar a Cristo.
Saibamos ter consciência, noção do que se passa em nós, Percepção clara dos fenômenos que nos informam a respeito da nossa própria existência e sensibilidade, a disposição de não só ser dominado pelas impressões, sentimentos, emoções, mas receber impressão por qualquer dos sentidos, principalmento da nossa humanidade espiritual.

um abraço
em Cristo Jesus
Pr. Edmundo



Nenhum comentário: