sábado, 5 de julho de 2008

Identificando o Dom de Profecia e os Profetas


A profecia é uma proclamação espontânea de palavras e idéias, dadas num certo momento pelo Espírito Santo ao homem, mas na língua que conhecermos e compreendemos. É Deus falando diretamente pelo homem à outros homens, cujo o fim e manifestar o seu segredo.
Davi disse em 2 Samuel 23.2 “o Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra esteve em minha língua”. O Espírito dava as palavras e idéias e Davi e ele as falavam. Essa é a maneira pela qual a profecia vem a nós.
Lembra-se que Moises está protestando o chamado de Deus em sua vida para ser um libertador. Ele se sentia incompetente. “E Moises dizia ao Senhor Deus... eu não sou eloqüente... mas sou pesado de boca, e pesado de língua” (Ex 4.10). Deus tinha um remédio para a deficiência de Moises – lhes daria um porta-voz (Ex 7.1). “Não é Aarão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele sabe falar bem... Aarão, teu irmão, será o teu profeta... você falará com ele e colocara palavras em sua boca... você falará (Aarão) tudo o que Eu lhe ordenar. É Aarão falará com faraó” (Ex 4.14,15; 7.2). Da mesma maneira o Espírito nos dá as palavras para dizermos, e pela fé, nós falarmos. Isto é chamado de “profecia”, “todos podereis profetizar, uns depois dos outros...” (1 Co 14.31).

A Profecia NÃO é Pregação.
A pregação é normalmente o resultado de algo que estudamos, e de algo em que pensamos e planejamos de antemão (no entanto, há ocasiões em que o Espírito Santo pode levar a nossa pregação a uma dimensão profética).
Geralmente, no entanto, a profecia não é premeditada. É trazer ou manifestar a palavra de Deus espontaneamente pelo Espírito Santo.

As Limitações da Profecia e Seu Propósito.
“O que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação” (1 Co 14.3).
A edificação, exortação e o consolo, são três coisas que definem este poderoso ministério profético.
Convicção e conversão dos incrédulos (1 Co 14.21-25; At 2.12).


A Diferencia Entre Profecia e a Função do Profeta.
A palavra que é traduzida “profeta” no Novo Testamento vem de uma palavra grega que significa “proclamador da vontade Divina” esta é uma dimensão de ministério totalmente diferente. Em Efésios 4.11 é o lugar principal da Bíblia, em que encontramos citados os cincos dons permanentes ministeriais ou ocasionais e momentâneos de liderança que Jesus deu a igreja. O dom do profeta é um deles.
Em 1 Corintios 12.9, Paulo descreve os dons espirituais usando a palavra grega charisma – que é derivada da palavra charis, que significa “graça” (no sentido de uma capacitação divina ou sobrenatural).
Não eram comissionados por autoridades humanas; eram sim escolhidos por Deus que os chamava e os conferiam as qualificações necessárias (Ex 3.1; 4.17; 1 Sm 3.1-20; Jr 1.4-10).

Como Conhecermos Um Profeta?
Como podemos dizer se alguém é realmente aquilo que diz ser? Do que consiste o seu ministério? Examinando toda a Escritura podemos, ver o papel do profeta funcionando de três maneiras básicas:
Exortação para um estilo de vida de santidade e retidão (Is 58.5-9; Mq 6.7,8).
Ensinamento por revelação (Is 9.2, 6,7; Jr 20.11-14).
Uma indicação ao futuro (Dn Cap 7 e 8; Is 46.9-11; At 11.27-30).
Dessas três funções, a principal era entregar mensagens que revelavam os propósitos de Deus ainda futuros.
Predizer o futuro não é algo meramente humano, mecânico ou cientifico; o que fora disto, entendo como um disfarce, puramente demoníaco.
O verdadeiro profeta exercita não somente os dons de expressão verbal, mas também os dons de conhecimento ou revelação – ou seja, ele estará funcionando com uma Palavra de Sabedoria, uma Palavra de Conhecimento e de Discernimento de espíritos (1 Co 12.8-11).
Vejamos com se move o profeta com estes Dons do Saber Sobrenatural:

1. A Palavra de Sabedoria.
O que é uma palavra de sabedoria? Uma palavra de sabedoria é uma instrução recebida sobrenaturalmente pelo Espírito Santo com relação a uma ação necessária para se resolver um problema para o qual aparentemente não existe nenhuma resposta natural.
(a) É aplicada, a arte de interpretar sonhos e dar conselhos (Gn 4.15...; At 7.10); (b) Prudência no tratar assuntos (At 6.3); (c) Habilidade santa no tratamento com pessoas incrédulas (Cl 4.5); (d) Jeito e descrição em comunicar verdades cristãs (Cl 1.28); (e) Conhecimento e prática dos requisitos para uma vida piedosa e reta (Tg 1.5,3, 13,17).
Este dom nos capacita a falarmos e agirmos dentro de uma sabedoria puramente divina e assim assegurar o uso e aplicação correto de outros dons. Quando a palavra de sabedoria esta ausente os outros dons podem ser usados de maneira errada, o que causa muita confusão.
Em Atos dos Apóstolos cap.15, descobrimos que os apóstolos da igreja de Jerusalém encontravam-se numa crise. Lidando com a circuncisão e algumas outras questões difíceis. Após algumas considerações e debates, Tiago levantou-se e falou a palavra de Sabedoria que resolveu o problema (At 15.19,20).
Os profetas agem de acordo com este dom. Eles sabem de coisas sobrenaturais que são dadas pelo Espírito Santo de Deus. Este dom fornece a sabedoria imediata para que saibamos que dizer ou fazer numa dada situação.
O Espírito Santo lhes dá uma palavra de sabedoria para lhes mostrar qual é a ação necessária – como resultado daquilo que elas descobriram. Quando vem uma palavra de sabedoria, ela abre portas para infinitas bênçãos.

2. A Palavra do Conhecimento ou da Ciência.
O que é uma palavra de conhecimento? É algo revelado sobrenaturalmente pelo Espírito Santo que não poderia ser conhecida pela mente humana. É conhecer algo que nunca se ouviu e nem viu, e perceber e incorpora na memória introduzida pelo Espírito Santo. É um pronunciamento de fatos ou declaração inspiradas num momento sobrenatural, onde ela trás:
(a) Conhecimento de Deus oferecido nos Evangelhos (2 Co 2.14); (b) Conhecimento das coisas que pertence a Deus (Sl 139.6); (c) Inteligência e entendimento do Espírito Santo (Ef 3.19); (d) Conhecimento da fé cristã (Rm 15.14;1 Co 1.5).
Uma palavra de conhecimento é um fragmento ou pequena parte do conhecimento de Deus que é dado e que Deus revela a uma pessoa pelo Espírito Santo. Ela nos dar certos fatos e informação, informações estas, que eram anteriormente totalmente desconhecidas.
Em João Cap. 4, temos um exemplo disto. Jesus passando por Samaria pediu a uma mulher que se encontrava perto de um poço que lhe desse um pouco de água. Depois de começar um dialogo com ela, ele lhe disse; “vá buscar o seu marido! Eu gostaria de conversa com ele também”. Ela respondeu: “não tenho marido”. E Jesus lhe tornou a disse: “você esta falando a verdade. Você já teve cinco maridos, e o homem com quem você esta vivendo não é seu marido...”.
Como ele soube disto? Por uma palavra de conhecimento. Ele soube disto porque o Espírito Santo o revelou sobrenaturalmente a Ele.

3. O Discernimento de espíritos.
Este dom é considerado o mais valioso de todos. Isto se deve ao fato de que ele pode nos proteger de todos os tipos de perigos e erros. Havendo uma inspiração falsa, esse dom capacita o possuidor para “enxergar” todas as aparências exteriores e conhecer a verdadeira natureza de uma inspiração. Esta operação pode ser examinada por duas provas, a saber: Doutrinária (1 Jo 4.1-6); Prática (Mt 7.15-23).
Este dom é devidamente transmitido pelo Espírito Santo para que possamos penetrar na esfera espiritual para distinguir quais os espíritos que estão atuando com especificidade.
Através dele podemos perceber claramente a origem de certas ações, manifestações, ensinamentos, circunstancias, etc., que foram inspirados pela mente humana ou por meios espirituais demoníacos, do qual teremos condições de diferencia-los.
Ele fornece a igreja informações que não são disponíveis de nenhuma outra forma. Dar a nós condições de identificar, todo e quaisquer movimento e realizações no mundo do espírito, com conhecimento de causa pelo próprio Espírito Santo. No entanto, ele funciona especialmente como parte do ministério profético.
Através do discernimento do espírito, o profeta sabe se uma manifestação é especifica do Espírito Santo, do espírito maligno, ou humano. Este dom é extremamente necessário (2 Cr 18.18-22; At 16.16-18; Jo 1.47-50; 2.25; 3.1-3; At 5.3).
A igreja necessita ter uma ministração profética dentro deste nível, onde consigamos ver e se mover no sobrenatural de Deus de forma pura e verdadeira. Onde o engano, a mentira e a meia verdade não tenham espaço nas vidas, e que possamos descobrir a fonte espiritual de muitas manifestações com que nos deparamos. Não podemos andar no escuro, temos que ter compreensão daquilo que estamos vivenciando dentro de uma percepção totalmente sensível e espiritual, e de fato sermos guiados por Deus num novo caminho de vitórias e de conquistas.
A credencial principal do verdadeiro profeta não se encontra simplesmente em sua capacidade de realizar “um sinal ou prodígio”, mas, antes, na harmonia de sua mensagem e suas obras com a objetiva palavra de Deus (Dt 13.1-4).
O ministério profético é acompanhado pelo o seu dom, isto se deve, ao fato de que é necessário compreender alguns princípios básicos, para ser instrumentalizado nele:
É para se falar sobrenaturalmente aos homens (1 Co 14.3) isto é, transmitir a mente do Senhor Deus à igreja. O profeta esta falando aos crentes, em nome de Deus, para sua edificação, exortação e consolação.
Não requer nenhuma interpretação (1 Pd 1.19-21 = 1 Co 2.13-19) este ministério é transparente e bem compreensível, não há nenhuma maneira de duvida e de confusão.
Ela convence os indoutos (1 Co 14.24,25 - Hb 4.12,13). Através desta operação podemos ver claramente.

1. As Definições do Termo Profeta no Antigo Testamento.
Existe três palavras hebraicas para “profeta”, a saber:
1) Nãbhi’ (nabi): Esta é palavra hebraica básica para profeta no Antigo Testamento, que significa “porta-voz” ou “orador”. Basicamente significa que o profeta é alguém que é autorizado para falar por outra pessoa. Nabi teria sido membro de um grupo, dado a êxtases corporativos e que sobrevinham ao grupo inteiro (I Sm 10.5,6 – 10-13; 19.20-24).
2) Hõ ‘eh (roeh): Quanto à forma é um particípio ativo do verbo “ver” traduzido como “Vidente”. Ele era solitário, uma pessoa totalmente importante e impressionante (1 Sm 9.11,19; 1 Cr 9.22; 26.28; 29.29).
3) Hõzeh (Hozeh): É um principio ativo de outro verbo “ver” profeta-vidente. Ele é sempre mencionado em associação com o reinado, atrativa sugestão que era empregada com clara vidência residente no palácio (2 Cr 9.29, 12.15; 1 Cr 29.29).
Compartilhado o vocábulo nabi (Mq 3.11), ambos os termos são usados para indicar a percepção do significado dos acontecimentos (Sl 46.8; Is 5.12), e para indicar a capacidade de aquilatar o caráter dos outros (Sl 11.4,7; 1 Sm 16.1).


2. Definições do Termo Profeta no Novo Testamento.
A palavra grega prophettes é a única palavra para “profeta”. Esta palavra vem de duas palavras gregas: pro que significa “ante”, ou “em frente”; e phemi, que significa “mostrar ou revelar os pensamentos de alguém”. Quando essas duas palavras são reunidas, elas nos retratam a dupla operação do dom ministerial do profeta:
Programação. Proclamação de uma mensagem de Deus (Hb 1.1).
Predição. Uma revelação que prediz os pensamentos de Deus. A predição pode vir de duas maneiras:
Uma predição de eventos futuros dos quais somente Deus está ciente (At 21.10-14).
Uma revelação dos pensamentos, motivações, e intenções do coração humano (At 5.3).
Tanto a proclamação com a predição precisam ser dirigidas pelo Espírito Santo para ser uma profecia bíblica.
Uma definição prática para “profeta” poderia ser: O profeta revela e declara o coração ou a mente de Deus ao povo, e expõe o coração e os pensamentos do povo diante de Deus quando está ministrando.

3. Os Títulos dos Profetas.
Homem de Deus. (Dt 33.1) cuja intenção era expressar a diferencia de caráter entre o profeta e os demais homens (1 Rs1.9-14; 17.24; 2 Rs 4.9).
Servo de Deus. (2 Rs 17.13,23; 21.10; 24.2) Aqui vemos a relação do profeta, na sua pessoa para com Deus. Recebiam outros nomes: Mensageiro do Senhor Deus, Pastor do povo de Deus Vigia.


continuaremos.......


Pr. Edmundo


RJ. 05/07/2008


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